Carta #16 | outubro rosa e os cosméticos

O que você acha das campanhas do outubro rosa? Dois anos atrás tive o meu primeiro incômodo com essa ideia. O movimento de conscientização com foco no câncer de mama foi se esvaziando de sentido e virando mais uma tarefa na agenda lucrativa dos marketeiros. Eu vejo cada vez mais clara a relação entre saúde e autoconhecimento. Imagina que legal seria se esse movimento voltasse a ser menos sobre vender produtos cor de rosa e mais sobre estimular prevenção?

Um dos passos para podermos nos prevenir é entender os riscos que corremos. O problema é que a gente tá longe de saber o que tem, por exemplo, nos cosméticos que usamos diariamente, ou de saber se tem algum químico perigoso no algodão da nossa camiseta. A gente pensa que se o produto está lá sendo vendido livremente, é porque alguém mostrou que ele é seguro mas isso nem sempre é verdade.

É bem assustador pensar que quem enche ainda mais os bolsos com o nosso dinheiro durante o outubro rosa, são aquelas empresas que trabalham com ingredientes sintéticos, disruptores hormonais e poluentes. É aí que eu penso que a beleza natural deixa de ser um movimento alternativo para ser a alternativa. Tanto essa relação faz sentido que o Breast Cancer Fund tem a Campaign for the Safe Cosmetics, essa fundação trabalha para impedir o câncer de mama antes dele começar. Tão simples e tão genial!

Por isso hoje resolvi dividir com vocês uma receita. Não fui eu que inventei, é uma das receitas de cosméticos do bem mais compartilhadas por aí e muda a vida de muita gente porque realmente funciona, já dá pra ver o resultado no primeiro uso! Depois dela, você pode testar as outras do meu pequeno ebook com a Insecta Shoes (clique para fazer download!).

DESODORANTE FEITO EM CASA

3 colheres sopa óleo de coco derretido

2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

2 colheres de sopa de pó de araruta ou fécula de batata | opcional

5 gotas de óleo essencial | lavanda, melaleuca ou alecrim

É só misturar tudo e deixar bem fechado em um potinho no banheiro. Cuidado para não entrar água, ela pode estragar toda a receita. Aqui vale testar as proporções entre o óleo de coco e o bicarbonato. Algumas pessoas têm reações alérgicas com o uso do bicarbonato, então pode ser bom fazer um teste na pele antes de aplicar na axila. Um desodorante mais saudável é ótimo aliado das mulheres, já que a gente usa esse produto todos os dias, em uma área muito perto dos seios.

Vamos criar espaços para conversar mais sobre isso? Afinal, como a gente pode ser mulher de uma forma mais saudável? Que tal promover em casa uma sessão entre amigos para ver um documentário como o Stink, gratuito até o final do mês, ou o Human Experiment, disponível no Netflix? Ou até compartilhar esse link sobre autoexame. Em tempo, você sabia que homens também podem ter câncer de mama? Chame todo mundo!

A próxima carta vai ser em formato de guia, vamos pensar juntos em como fazer escolhas melhores. Seja bem-vindo/a/@!