Oi!

Que bom saber que você chegou aqui depois de assistir à minha palestra no Concosmetic. Fiquei muito feliz com a possibilidade de criar esse conteúdo extra pra inspirar e trazer ainda mais reflexão.

Esse tema é muito importante pra mim como profissional, como criadora de conteúdo e também como pessoa que passa uma parte do tempo lendo o conteúdo produzido por outros criadores e por marcas na internet. Então é uma preocupação minha trazer mais ética e boas práticas para esse mercado ainda muito novo.

Referências mencionadas na palestra

// usos das redes sociais e da internet

Precisamos remodelar a internet | Palestra TED do Jaron Lanier sobre como o formato de monetização da internet hoje é baseado em manipulação e publicidade. (em inglês, com legendas em português)

// presentes enviados pelas marcas para produtores de conteúdo

Por que eu não vou mais receber produtos das marcas | Vídeo da youtuber francesa Marie Lopez que conta os incômodos que a fizeram recusar o recebimento de produtos por parte das marcas. (em francês, com possibilidade de legenda traduzida automaticamente)

The Swag Project | Série de artigos da revista digital Racked, que contabilizou por seis meses todos os produtos que foram enviados para a redação. (em inglês)

// boas práticas na produção de conteúdo e parcerias

Código de conduta para agências digitais na contratação de influenciadores | Guia da Associação Brasileira dos Agentes Digitais, focado nas agências que contratam influenciadores, mas que pode nos ajudar a refletir. (em português)

Manual jurídico sobre influenciadores digitais | Manual do escritório de advocacia Baptista Luz. (em português)

Um guia para influenciadores deixarem claro que publicidades são publicidades | Guia da ASA, agência inglesa que regula a atividade publicitária, equivalente ao nosso CONAR. (em inglês)

// transparência

Página transparência | Criei essa página aqui no meu site para contar os detalhes de todas as parcerias que faço na produção de conteúdo, um compromisso meu com a transparência. (em português)

Referências extras

Aulas interneteiras | essa série de histórias (salvas nos destaques) no instagram do Paulo Cuenca são verdadeiras aulas para entendermos como usar melhor a internet na produção de conteúdo. (em português)

Todo o conteúdo no medium e no instagram da Youpix | a Youpix é uma aceleradora da indústria de criadores de conteúdo e sempre traz muito conhecimento, mesmo nos conteúdos abertos. (em português)

Glamour ou simulação: como as grandes marcas lucram com os vloggers de beleza do YouTube | Artigo do The Guardian que mostra as características das parcerias entre produtores de conteúdo de beleza e marcas e seus apelos de consumo. (em inglês)

7 Recomendações para a crise da reputação socioambiental | Texto do Toni Barros com recomendações para uma comunicação que fuja do greenwashing e seja feita com responsabilidade social e ambiental. (em português)

O poder da influência | Série de 3 episódios curtos do Meio e Mensagem que revê a importância do mercado de criadores de conteúdo, seu trabalho com marcas e o que se deve evitar no marketing de influência. ( em português)

Influencers que mentem em publicidade | a youtuber Karen Bachini fala da sua perspectiva como criadora sobre as relações entre marcas de beleza e produtores de conteúdo. Mesmo que eu não concorde com tudo dito por ela, acho o conteúdo importante pra entender melhor o mercado. (em português)

De forma geral, eu acredito que a gente está começando agora a pensar nas consequências da nossa existência digital e do nosso comportamento nas redes sociais. O que se espera de produtores de conteúdo e de marcas é que se responsabilizem por suas estratégias e se certifiquem de que não estão enganando sua audiência ou se aproveitando de confusões e informações divergentes.

Se para você isso tudo faz sentido e você precisa de ajuda para desenhar uma nova forma de produzir conteúdo, pode contar com a minha ajuda, consigo guiar marcas e produtores de conteúdo pra trabalhar com mais transparência e ética. Estou disponível pra tirar dúvidas e conversar no oi@fecanna.com.